Extração dos sisos

Os sisos são os últimos dentes a aparecer na boca, normalmente a partir dos 16 anos. Em algumas situações, por falta de espaço em boca, os mesmos podem ficar dentro do osso (intra-ósseos, sendo mais complexa sua remoção). Nessas situações, torna-se necessária a realização de uma radiografia panorâmica para o seu diagnóstico.

Existem casos que esse dente incluso pode estar associado a cistos ou lesões tumorais. Por isso, a relevância de sua avaliação radiográfica, mesmo em situações onde não há sintomatologia ou queixa do paciente.

Em outros situações, o siso pode aparecer em boca e apresentar uma inflamação/infecção local (pericoronarite), devido a presença de um capuchão de gengiva que permanece sobre ele e de uma má higienização do local. Esse processo pode causar bastante dor e desconforto ao paciente.

Em pacientes que vão realizar tratamento ortodôntico, recomenda-se que a extração dos sisos seja realizada previamente a instalação do aparelho, para que não haja influência desse dente sobre o resultado final do alinhamento dentário.