Bruxismo

Bruxismo

bruxismo nova

Este problema acomete 40% da população mundial.

Normalmente o bruxismo está associado a um mau posicionamento do côndilo da mandíbula na cavidade glenóide, ou seja, a uma desarmonia da articulação temporo-mandibular. Na maioria das vezes, o bruximo ou o apertamento dental está associado a uma desarmonia oclusal e estresse.

Assim, uma das formas de se atenuar essa condição é promover, através de uma reabilitação protética, uma harmonização da oclusão do paciente.

O uso de placas miorrelaxantes costuma devolver ao paciente um melhor posicionamento mandibular, causando um certo relaxamento muscular, além de prevenir o desgaste excessivo dos dentes e fraturas de restaurações e coroas. .

A aplicação da toxina botulínica nos músculos da mastigação diminui ou modula a força de contração dos mesmos. Assim, o desgaste e a fadiga desses músculos, responsável pelas dores orofaciais são evitados.

O Botox é uma solução complementar às tradicionais placas de proteção, pois seu efeito está presente dia e noite, usando ou não as placas. A toxina botulínica também auxilia no controle das dores de cabeça secundárias causadas pelo bruxismo.